segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Exigências

Porquê é que nós exigimos tanto uns dos outros? As mães exigem que os filhos estudem, os filhos exigem que as mães os deixem sair a noite. Os amigos exigem-nos paciência. Os namorados mudanças. Nós exigimos respeito, amor, devoção, carinho, paciência e tantas outras coisas. Em troca de quê?


Todas as relações que nós mantemos se baseiam (entre outras coisas) de exigências. O nosso namorado quer-nos mais madura, a nossa mãe mais magra, o pai quer melhores notas, o irmão boleias, os avós ajuda, etc. Quando damos por nós deixamos de viver, passamos a sobreviver em função das exigências. Depois, pedimos algo em troca e recebemos a linda mensagem do: "não vou mudar por ti", "quem tá mal que se mude" e outras que tais.


Nós sugamo-nos em exigências como as sanguessugas sugam sangue. Nós damos cabo de tudo o que constroimos porque exigimos demais. Não nos contentamos com o bom, tem que ser sempre melhor.


Nós matamos relações porque queremos mudar A ou B na outra pessoa. Ou é pouco sensivel, ou é chato, ou é burro, ou é gordo. Tentamos sempre mudar qualquer coisa em alguém. Ou o namorado porque não nos diz que nos ama, então vamos parar de dizer também só para ver se ele percebe. Ou o pai, vamos dar mimos para ele aumentar a mesada. Ou os amigos, vamos falar com eles e dizer-lhes onde erram e dizer "se queres ser melhor, sê assim...mais como eu".




Porquê? Esta sim é a pergunta, para qual meus caros acho que ninguém resposta.




A minha experiência de vida já me mostrou muitas vezes as consequências das exigências. Sim, toda a gente quer ser perfeita, é verdade. Toda a gente quer que a outra fique para o resto da vida. Toda a gente quer estar nas boas graças de toda a gente. E é por isso que quando o namorado diz "Cresce!" nós vamos tentar ser mais maduras. Quando a mãe diz "Emagrece!" nós deixamos de comer. Quando o amigo diz "Tens que ouvir mais os outros!" nós calamo-nos e ouvimos, como se a nossa vida dependesse do que o outro diz. E valerá a pena?


A minha vida diz que não, não vale a pena se quer tentar mudar, não porque não possamos efectivamente mudar, porque sim podemos, eu já mudei, imensas vezes, tantas vezes que cada vez que sinto que voltei ao meu eu, o meu antigo eu, o meu verdadeiro eu, fico outra. Não vale a pena tentar porque NUNCA vamos ouvir um "Obrigado pelo esforço!".




Eu só queria, um "Obrigado pelo esforço!".




4 comentários:

Anónimo disse...

obrigado pelo esforço!

mais vale tarde do que nunca, finalmente comento um 'post' no teu grande mundo que é a blogosfera, talvez por ser o tal 'post' que vale a pena comentar.

dizes não valer a pena mudar, mas o que seria a vida sem estas pequenas mudanças? se não mudássemos não estaríamos a crescer, sim, porque tu cresceste. agora pensa... porque é que cresceste, ou pelo menos dizes que o fizeste? tal resposta deve-se ao facto de talvez teres emagrecido, ajudado quem mais precisa, teres ouvido mais os teus amigos, e, sim, tentares ter sido mais madura, como eu tanto te pedi (não o escondo, não tenho vergonha de o admitir).

Não te deves arrepender disso, pois como tu dizes 'a vida é cheia de exigências', e é com elas que crescemos. Visto teres crescido, não te deves arrepender, porque se não cometerias sempre os mesmos erros.

Enfim, o meu primeiro 'factozinho'.

Um beijinho do 'T', como se deve fazer na blogosfera.

Ritz disse...

as vezes, não sempre, mas às vezes esse 'obrigado pelo esforço' aparece. Nem sempre vem de quem esperavamos mas quando chega faz tudo valer a pena :)

obrigada pelo comentario**

Anónimo disse...

O T. na blogosfera! É a loucuraaaaa! LOL !

enfim.. eu Mi, pessoalmente, não concordo quando dizes que não vale a pena tentarmos mudar. Vale, quando é para melhor, por ser melhor, vale sempre a pena.

E apesar de às vezes um 'obrigado pelo esforço' nos parecer exigivel da parte de quem nos 'exige', não o é. Porque se alguma vez mudarmos, só o devemos fazer por nós. Logo esse 'obrigado' tem que vir cá de dentro. De nós para nós.

=)

beijo assim enorme

love you*

Anónimo disse...

Esse é um tema sobre o qual nunca tinha pensado... Mas tens razão, de facto em todas as relações que temos há sempre alguem a tentar que mudemos algo... A verdade é que não suporto isso, e talvez por isso conheça milhares de pessoas, mas apenas me "dou" a meia dúzia... É dificil encontrar pessoas que nos aceitem como somos, que não nos tentem mudar (mesmo que seja efectivamnte para o nosso bem)no entanto, penso ser esse o verdadeiro sentido da amizade ( a aceitação plena do ser que somos e não de algo que a outra pessoa nos procura transformar), plo menos para mim, e assim, continuarei há procura...

Denacriti