segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Plágio

Segundo o Dicionário da Lingua Portuguesa 2008 da Porto Editora, plágio significa:

"1.acto ou efeito de plagiar;
2. apresentação feita por uma pessoa da obra ou trabalho de outrem como se fosse seu"


Enfase no "COMO SE FOSSE SEU"...se eu quisesse que o post que alegam ter sido plágio fosse efectivamente plágio...não vos parece que assinasse como sendo meu ?


PS: para quem não sabe, ameaças, mesmo que virtualmente feitas, são puniveis por lei...portanto mandar "desencar" alguém, pode ser visto como uma ameaça à integridade fisica de alguém, sendo por isso punivel no nosso ordenamento juridico. (vantagens de estudar Direito !)



Beijinhos **

13 comentários:

Buttafly...fly...fly... disse...

Direito de resposta:

1- qualquer post com texto criado por outrém, que seja publicado num blog que não da autoria dessa primeira pessoa - e sem autorização ou conhecimento da mesma - é obviamente considerado plágio;

2- qualquer leitor do teu blg assume automaticamente que o conteúdo do referido post é teu, uma vez que não está indicada a autora (eu!) nem sequer há um link para o blog de origem (o meu!);

3- não houve da minha parte qualquer intenção ou noção explícita de "ameaça", tal como referes neste teu post de hoje. Não sei de onde surgiu tal ideia, mas é tristemente desadequada de todo e qualquer contexto;

4- da próxima vez que quiseres citar algo e que tenhas gostado (e obrigada pelo elogio, já agora), sugiro que o faças convenientemente, indicando a sua origem. Não te fica nada mal e o autor agradece.

Tenho dito. Agradecia que publicasses esta resposta. :)

Buttafly...fly...fly... disse...

PS: as vantagens de não se estudar Direito é que se estuda ou estudou outra coisa qualquer à qual se adiciona o bom senso que se deveria aprender a longo da vida E aliar às leis do Direito... parece-me, não sei...

Anónimo disse...

Querida Buttafly,

sou leitora do teu blog assiduamente e a este nunca fui mas tb nao vejo assim tanta gravidade precisamente pelas aspas que se denota que nao é da pessoa que escreveu...
Quando eu quero citar qq coisa e nao sei o nome de quem o escreveu ou quando quero postar uma foto de quem nao sou autor, implica, no teu entendimento que nao posso postar... Nao sei o nome, nao posso...
Obvimente que a menina deste blog deveria meter o teu nomemas dái a ser quase linchada com comentários destes, acho muto feio... Pior do que plagiar alguém...
Devias ficar toda orgulhosa...
Deixa-me dizer-te que é só a minha opinião!

Anónimo disse...

A diferença entre estudar Direito e aplicá-lo é....a prática. A Buttafly não estudou Direito mas as suas doutas palavras, nomedamente nos pontos 1 e 2 são claramente indicadores da existencia de sensibilidade juridica e muito bom senso.

Estudar Direito qualquer um faz. Aplica-lo é que já é mais dificil.

Kate

Anónimo disse...

Antes de mais, queria dizer que venho em paz. Tal como a Buttafly, vim exercer o meu direito de resposta... Isto aqui é uma democracia, certo?:)

Mi@, relativamente a esta questão do post alegadamente plagiado (é assim que se diz?) concordo com a Buttafly quando diz que "qualquer leitor do teu blog assume automaticamente que o conteúdo do referido post é teu"... Não o diria de melhor forma.
De facto, fizeste acompanhar a frase de umas aspas... Mas as aspas tanto podem referir-se ao facto de a frase ser da autoria de outra pessoa, como simplesmente ao facto de ter resultado de discurso próprio aquando de um diálogo, por exemplo, e ter merecido ser citada com destaque. Em nada identificam a autora nem a tua não-autoria...

Quanto à minha expressão "a fulaninha merecia cá uma desancada..." utilizada no comentário ao post da Buttaffly sobre o alegado plágio, acho que a tua interpretação foi demasiado extrema. Na minha terra usa-se "dar uma desancada", "dar um aperto", "puxar as orelhas", entre outras expressões semelhantes (aposto que também conheces) que eventualmente remetem para a ameaça/agressão física, mas que se situam tão somente no plano de chamar a atenção a outrem. Como é óbvio, não ando por aí a "desancar" ninguém no verdadeiro sentido da palavra...
Foi um comentário deselegante o meu? Talvez. Admito. Mas em nada justificava este alarido todo.
Creio que como menina inteligente que pareces ser (estudante de Direito e com um blogue até bastante engraçado - andei a cuscar), bem percebeste o sentido... Como boa estudante de Direito e futura profissional (assim se adivinha) parece-me que sabes bastante bem como pegar nas palavras das outras pessoas e distorcê-las para as usar a teu favor. São as leis da vida e da selva...

Quanto ao assunto "plágio" em si, não retiro o que disse. Acho mesmo feio. Há pouco aconteceu-me o mesmo e fiquei mesmo incomodada. Um link é uma coisa tão simples e tão fácil de se fazer que não justifica este tipo de situações... É uma questão de bom senso! "O que é seu a seu dono", sempre ouvi dizer.

Bem, devo ter dado alguns pontapés jeitosos em termos que não domino (alegadamente?), mas não quis deixar de esclarecer as coisas.

Vim em paz e em paz me vou...
:)

Anónimo disse...

Mia, calculo que uma das vantagens de estudar direito também seja a de aprender as regras básicas para citar obras e autores! Existem cabeçalhos ou espécies de...

Anónimo disse...

Olha desculpa lá?

tás com cólicas?

go back to your blog noww

RUN

Anónimo disse...

PS: as vantagens de não se estudar Direito é que se estuda ou estudou outra coisa qualquer à qual se adiciona o bom senso que se deveria aprender a longo da vida E aliar às leis do Direito... parece-me, não sei...


nota-se mesmo q nao entendes um cu de direito.

Anónimo disse...

Oh bolas, nao puz as aspas e não citei buttafly

=/
Qual é a sanção?

Anónimo disse...

André espero é sinceramente que tu não sejas o estudante de direito! Parece-me que a frase faz perfeito sentido.

Com tamanha azia deves ser aquele com quem ela nem sempre quer estar, mas não quer ficar sem...
Deixa lá, um dia destes dedicam-te um frase tão boa quanto esta e das originais!

é a minha opinião, não sou mãe da buttafly

Inês
Ps. Pus e não puz

Anónimo disse...

André,

Quer se perceba ou não de Direito, parece-me que a menina Mi@ saberá certamente o que é plágio.
Se gostamos de algo que alguém escreveu, citamos, não escrevemos como se fosse nosso. É nossa obrigação referir a fonte. E uma estudante de Direito tem que saber isto. Ponto final.

Os teus comentários são de um extremo mau gosto. Por favor, lê com atenção o comentário da Inês, a quem eu desde já "tiro o chapéu", pela inteligência e sentido de oportunidade.

libelinha disse...

eu ca acho que mais valia teres admitido a falha e ter ficado por ai! shame on you...againa!!!!

Pistaxa disse...

Bem é sp chato qd vemos as nossas coisas noutros cantinhos, mas neste caso acho que as aspas já mostra que terá sido uma citação.
Eu se me fosse keixar de plagios mesmo na vida diária jasus...

=)

*´s pás duas